Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
-
Vai subito al Contenuto
-
Vai subito al Menu Principale
-
Vai subito al Menu delle Altre pagine
-
Vai subito al Menu di seZione
-
Torna alla Home
- Path di questa pagina: >
Famiglia POR
>
Photogallery
>
Jarà - O espetáculo da vida
>
2013
>
Igreja
> Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
CONTENUTO
[
Salta al Menù principale
]
MENU ALTRE PAGINE
[
Salta al menù della sezione
]
Igreja
Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
>>
Amoris Laetitia n. 3
27 de março 2016 Páscoa da ressurreição
8 Dezembro 2015 Aberdura do Jubileu da Misericordia
Feliz Natal!
Os esposos Martin: os Santos do Sínodo
04 de outubro de abertura do sínodo sobre a família
15 de agosto: Assunção de Maria
Efésios 5,32
Feliz Páscoa
14 de fevereiro - Dia de São Valentim
6 de janeiro - Epifania do Senhor
1 de novembro de 2014, Solenidade de todos os santos
19 de Outubro 2014 Fecho do Sínodo Extraordinário sobre a Família
As famílias pertencentes a estas comunidades desempenham um apostolado vivo e têm evangelizado muitas outras famílias; os seus membros ofereceram um testemunho credível da vida matrimonial fiel, de estima recíproca e de unidade, de abertura à vida.
Os métodos naturais para a regulação da fertilidade […] respeitam a «ecologia humana», a dignidade da relação sexual entre os cônjuges e inserem-se numa visão da conjugalidade aberta à vida.
Na tradição bíblica, a perspectiva da beleza do amor humano, espelho do divino, desenvolve-se sobretudo no Cântico dos Cânticos e nos profetas.
Qualquer circunstância na qual a Igreja é chamada a ocupar-se dos fiéis, no âmbito da família, constitui uma ocasião para que o Evangelho da família seja anunciado, experimentado e apreciado.
Já que a não consideração do conceito de lei natural tende a dissolver o vínculo entre amor, sexualidade e fertilidade, entendidos como essência do matrimónio, muitos aspectos da moral sexual da Igreja hoje não são compreendidos.
É necessária uma dinâmica de acompanhamento de carácter experiencial que, através de testemunhas, mostre a beleza de quanto nos transmitem sobre a família o Evangelho e os documentos do Magistério da Igreja.
Cristo Senhor «vem ao encontro dos cônjuges cristãos no sacramento do matrimónio», e com eles permanece.
a aceitação corajosa da condição de separados que permaneceram fiéis ao vínculo, marcada por sofrimento e solidão, constitui um grande testemunho cristão.
Apresenta-se uma dificuldade quando os pais divorciados estão em desacordo no que se refere ao percurso de iniciação cristã do filho; em tais casos, a Igreja é chamada a assumir um importante papel de mediação, através da compreensão e do diálogo.
Com grande misericórdia, a Igreja é chamada a encontrar formas de “companhia” com as quais apoiar estes seus filhos num percurso de reconciliação.
Papa Francisco reiterou: «Deus nunca se cansa de nos perdoar; nunca! [...] nós, às vezes, cansamo-nos de pedir perdão».
É unanimemente frisada a importância da oração em família, como igreja doméstica (cf. LG 11), a fim de alimentar uma verdadeira «cultura familiar de oração».
No Sul do mundo tem uma grande relevância o fenómeno das «crianças de rua», deixadas a si mesmas por pais em dificuldade, órfãos pela morte violenta dos pais, e por vezes confiadas aos avós.
A debilidade da figura do pai em muitas famílias gera fortes desequilíbrios no núcleo familiar e incerteza identitária nos filhos.
A riqueza da diferença intergeracional que se pode experimentar em família, em cujo âmbito se vivem eventos decisivos como o nascimento e a morte, os sucessos e as desventuras, a metas alcançadas e as desilusões.
A Igreja dirige-se à família de Nazaré para confiar as famílias na sua realidade concreta de alegria, de esperança e de sofrimento.
MENU DI SEZIONE
[
Vai in fondo alla pagina
]
Quem somos
 
Igreja
 
Sociedade
 
Cultura
 
Pessoas
 
Eventos
 
Documentos
 
Torna all'inizio della pagina
-
Vai alla versione testo formattato >>
-
Vai alla versione grafica >>