É endereçado de modo particular a sacerdotes, religiosos e diáconos o curso de formação permanente em Pastoral Familiar: “O bom pastor dá a vida à família” promovido pelo Pontifício Instituto João Paulo II para estudos sobre matrimônio e família, em colaboração com os Escritórios Nacionais da CEI para a Pastoral da Família e para a Pastoral das Vocaçoes.
O objetivo do curso, que durará dois meses, meio período (a partir de terça-feira de manhã até o meio-dia de quinta-feira), de 7 de outubro a 27 de novembro, é “ativar a parte mais profunda do coração presbiteral para acompanhar as famílias. No confronto vital entre vida familiar e ministério dos sacerdotes – explicam os promotores – se desenvolve uma compreensão mais rica das próprias específicas vocações ao amor.
Estruturado de modo tal a consentir aos sacerdotes de continuarem a própria ação pastoral na Paróquia ou na Diocese, o curso propoe um programa operativo entre cursos das áreas antropológicas, morais, pastorais e sociais, além de testemunhos, workshops e programas culturais.