Dom. Paglia, em Barcelona, fala do evangelho familiar para anunciar com alegria e determinação em um mundo cada vez mais globalizado e pronto para acolher
"A Igreja, a comunidade cristã, é depositária de um" tesouro "extraordinária recebido do Senhor - isto é, o matrimônio e a família que resulta - que também foi enriquecida ao longo dos séculos com a longa história de santidade, de pensamento teológico e de sabedoria que deve ser transmitido para toda a sociedade. O casamento é como um "sacramento primordial" no plano da criação, que se torna "sacramento da graça" no da redenção. "Estas são algumas das palavras do presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Pagliapronunciada domingo, 1 de março em Barcelona, durante sua conferência "O Evangelho da família em um mundo globalizado."
O discurso, entrou em um ciclo de conferências quaresmais organizados pelo terceiro ano consecutivo pela paróquia Puríssima concepció, quis particularmente destacar como a sociedade hoje tem uma grande fome de atos de bondade que conciliam entre seus homens, na amizade e na benevolência. Diante desta necessidade, afirmou Dom Paglia, a família pode ser realmente protagonista com o seu amor e coragem cotidiano: de fato "em um mundo marcado pela solidão e violência, o matrimônio e a família cristã deve ser" uma boa notícia "que auxilia o novo humanismo do qual a sociedade contemporânea necessita desesperadamente. O momento é favorável, no entanto, não porque seja fácil de comunicar a boa notícia, mas porque é a única resposta verdadeiramente eficaz para a necessidade de amor que nasce de todo o mundo." No final da conferência de muitos destes têm elogiado o presidente do PCF, agradecendo-lhe as palavras expressas. Uma mulher na platéia, Chiara Curti comentou do encontro como "um momento edificante em que tivemos a possibilidade de centralizar sobre o verdadeiro valor de fazer família. Às vezes, o cansaço da rotina diária "o primeiro amor": fazer memória é um presente essencial".