Os avós e o seu papel na catequese familiar diz Papa Francisco: "Incentivem os jovens transmitindo a sentido da fé e da vida"
A velhice tem "uma graça e uma missão", e um dos testemunhos que podem vir aos jovens desse período da vida é a "fidelidade". Disse o Papa Francisco esta manhã na Praça de São Pedro falando na audiência geral dedicada aos avôs e seu papel na família, na conclusão da catequese iniciada na semana passada.
"A primeira coisa é importante ressaltar: é verdade que a sociedade tende a descartar-nos, mas certamente não o Senhor", que - garante o Papa - "nunca nos descarta. Ele nos chama a segui-lo em todas as fases da vida, e também a ancianidade contém o comprimento de uma graça e uma missão, uma verdadeira vocação do Senhor. A ancianidade é uma vocação." Se este período da vida "é diferente dos anteriores", segundo o Papa, "precisamos um pouco ‘inventá-lo‘, porque as nossas sociedades não estão prontas, espiritual e moralmente para dar, neste momento da vida, o seu pleno valor. Uma vez que, com efeito, não era tão normal ter tempo disponível; Hoje em dia é muito mais. E mesmo a espiritualidade cristã foi pego um pouco de surpresa ‘, e se trata de delinear uma espiritualidade de pessoas anciãs. Mas graças a Deus não faltam os testemunhos de homens e mulheres santos, idosos!". Francisco fez referência ao "Dia do Idoso", que foi realizado no último ano em São Pedro: "Eu ouvi histórias de idosos que passam aos outros, e também histórias de casais, casamento, que vêm e dizem: "Mas hoje nós fazemos 50 anos de casamento", "hoje fazemos 60 anos de casamento" ... Eu digo: Mas, para mostrar aos jovens que se cansam logo! O testemunho dos idosos na fidelidade". "Os avôs e avós - acrescentou o Papa -. Formar o "coro" permanente de um grande santuário espiritual, onde a oração de súplica e o canto de louvor apoiam a comunidade que trabalha e luta no campo da vida" "Como é ruim o cinismo de um ancião que perdeu o sentido do seu testemunho, despreza os jovens e não comunica a sabedoria da vida! Em vez disso, como é bonito o incentivo que o idoso consegue transmitir ao jovem em busca do sentido da fé e da vida! É verdadeiramente a missão dos avós, a vocação dos idosos. As palavras de avós têm algo especial para os jovens. E eles sabem disso. As palavras que a minha avó me deu, por escrito, no dia da minha ordenação sacerdotal, trago ainda comigo, sempre no breviário e eu leio frequentemente e isso me faz bem." "Como eu queria - concluiu Francisco - uma Igreja que desafia a cultura do descartável com a alegria transbordante de um novo abraço entre os jovens e os idosos! E é isto o que hoje eu peço ao Senhor, este abraço."