Do Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família a proposta de um colóquio de teologia sobre Eucaristia e matrimônio
"Eucaristia e matrimônio: dois sacramentos uma aliança" é o tema do colóquio de teologia promovida pelo Pontifício Instituto João Paulo II para os Estudos sobre Matrimônio e Família para o próximo dia 22 de abril. O evento, os promotores explicam, "é um marco no caminho de reflexão e de estudo com que o Instituto tem a intenção de acompanhar a o caminho sinodal desejado pelo Papa Francisco."Em particular, a relação entre os sacramentos da Eucaristia e do matrimônio se põe como "um lugar privilegiado para se relacionar e esclarecer vários aspectos, tanto eclesiológico como sacramental. Eucaristia e matrimônio: ambos são sacramentos de amor, sacramentos da carne, os sacramentos da promessa ", mas" de que modo estão divididos entre si? Como assumem a sua linguagem corporal para comunicar a graça de Deus? Explorando estas questões, no colóquio - acrescentam os organizadores - quer descobrir a ligação entre a Eucaristia e matrimônio uma chave de leitura para toda a economia sacramental. A coerência vital entre os dois sacramentos se revelará, além disso, como a fonte original de toda a pastoral familiar da Igreja. "
Após a introdução do diretor monsenhor Livio Melina, durante a primeira sessão, com foco no tema "Eucaristia e Matrimônio, no centro da confissão de fé", estarão Dom Jean Laffitte, secretário do Pontifício Conselho para a Família, Joseph Atkinson da Pontifícia Instituto John Paulo II, em Washington, o Padre José Granados do Pontifício Instituto João Paulo II, Noëlle Hausman da Faculté de Théologie de la Compagnie de Jésus de Bruxelas. A segunda sessão, sobre "Eucaristia e matrimônio no caminho da Igreja", irão alternar-se nas intervenções Cardeal Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos, Dom Sergio Ubbiali da Faculdade Teológica do norte da Itália, Alexandra Diriart do Pontifício Instituto João Paulo II e padre Bernhard Blankenhorn da Pontifícia Universidade de São Tomás.