Dom Grech, o presidente dos bispos de Malta, comenta a catequese do Papa
Redescobrir uma beleza esquecida, que parece estar caindo no esquecimento, para cantar no mundo contemporâneo o amor humano entre homem e mulher: tal a missão que o sucessor de Pedro confia aos discípulos de Cristo, na audiência geral de 15 de Abril, continuando a série de catequeses sobre a família com as duas primeiras reflexões sobre a diferença sexual. Se trata do projeto maravilhoso do Criador, que pode ser visto no ‘‘grande afresco simbólico"da história bíblica, o que revela que a diferença sexual no ser humano não é um fato biológico simplesmente, mas o portador da ‘‘imagem e semelhança de Deus". A partir desta contemplação da verdade do homem aos olhos daquele que moldou "masculino e feminino" (Gn 1:27), se pode anunciar o querigma de que a sociedade tem tanta necessidade. A diferença sexual entre o homem e a mulher indica a vocação da pessoa humana de transcender para dar a si mesmo; é possível pela abertura do ‘‘eu” solitário ao "tu" relacional para estabelecer um "nós" de comunhão, que reflete o amor de Deus Uno e Trino. Ele revela que a pessoa humana é constitutivamente um ser para os outros, um ser para a relação em que a diferença torna-se o espaço para a aliança entre o homem e a mulher que vive como uma interdependência mútua entre dois seres humanos que se complementam e, como resposta "à comunhão e a geração, sempre à imagem e semelhança de Deus." Além disso, considerando que a sexualidade é uma energia afetiva de base que impulsiona a pessoa a se abrir para as relações interpessoais, torna-se uma linguagem através da qual o homem ea mulher expressam o dom total de si; portanto, respeito à diferença sexual facilita e garante o a passagem do amor apaixonado (muitas vezes captativo) ao amor oblativo. A propósito é um conselho muito pertinente que o Santo Padre oferece aos jovens: "não deixe que esse valor precioso (o amor humano) seja falsificado, destruído ou deturpado. Isso acontece quando nas nossas relações assume a manipulação do próximo para os seus fins egoístas, às vezes como um mero objeto de prazer "(Mensagem para a XXX Dia Mundial da Juventude, , 31 de janeiro de 2015). Formando o amor ágape, o ser humano será capaz de escolher o vínculo indissociável entre Eros e Thanatos, a causa de muita frustração para o homem de hoje. Aqui reside o fundamento dos bens humanos que servem os homens e mulheres para "resolver os seus problemas de relacionamento." Em uma sociedade que parece sofrer de uma espécie de analfabetismo "antropológico" que a impede de compreender a profunda vocação do ser humano a comunhão, a Palavra de Deus para os fiéis se torna o critério de diagnóstico com o qual se identificam as causas de um certo "mal estar "nas relações humanas, e o princípio de ação para propor uma solução. Este é o caminho que parece indicar-nos Papa Francisco para responder aos desafios da nova evangelização. À luz da beleza original, ele se pergunta se a teoria do gênero "seja também uma expressão deu ma frustração e de uma resignação, que pretende apagar a diferença sexual, porque já não sabe mais confrontar-se com isso." Mesmo a crise da aliança entre homem e mulher deve ser aproveitada em suas raízes profundas como devido à "crise de confiança coletiva em Deus."
Apenas um diagnóstico preciso, que saiba indicar onde está o mal que "dói", permitir os fiéis responder adequadamente aos desafios atuais do amor esponsal entre homem e mulher. É a beleza da Palavra de Deus, o anúncio do ser humano "masculino e feminino", como a imagem de Deus, o que leva a um maior empenho dos fiéis e de todas as pessoas que se preocupam com o ser humano para propor a beleza do amor humano, que se baseia no Deus Amor de Jesus Cristo. Tocados e animados por esta Boa Nova, se abre diante de nós um horizonte de possibilidades infinitas, começando com os que nos indicam o Santo Padre: aprofundar - especialmente no mundo intelectual - o tema da diferença sexual; encontrar formas criativas e ousadas para valorizar mais o papel da mulher e seu gênio feminino na sociedade e na Igreja; ser testemunhas no mundo da beleza do desenho criador "que inscreve a imagem de Deus, mesmo na aliança entre homem e mulher." Enquanto a Igreja se encaminha rumo ao próximo Sínodo, o Santo Padre exorta-nos a voltar para a Palavra de Deus, e daí sabem extrair "coisas novas e coisas antigas" (Mt 13,52) para uma nova evangelização da família.
Dom Mario Grech Bispo de Gozo Presidente da Conferência Episcopal de Malta