Discutiu-se em Viena, em um dia de estudo dedicado ao profissional e social que se confronta a nível eclesial com a família
"Família entre direito eclesiástico e a realidade da mídia". Este foi o tema central do primeiro Dia Nacional de estudo sobre a relação entre Família-mídia-Igreja, realizada em Viena, dia 20 de abril.
Baseando-se na mensagem do Papa Francisco escreveu em vista do 4o Dia Mundial das Comunicações Sociais, que acontecerá dia 17 de maio com o tema "Comunicar a família: ambiente privilegiado do encontro na gratuidade do amor", e pensando no 14o Sínodo Geral Ordinário sobre a família, prevista no Vaticano de 04 a 25 de outubro próximo, os organizadores da conferência em Viena quiseram proporcionar uma oportunidade de reflexão e de profundidade a nível profissional e social comparando a nível eclesial com a mídia e família. De acordo com Paul Wuthe, porta-voz da Conferência Episcopal Austríaca, é na verdade cada vez mais urgente reunir "a consciência da importância da comunicação mediática da imagem da família. É importante se perguntar o que determina a imagem mediática da família e como a Igreja pode contribuir para deixar impresso nos meios de comunicação o ideal cristão da família." A Jornada de estudo foi organizada pela Assessoria de imprensa da Conferência Episcopal Austríaca, pela agência católica kathpress.at , da associação de jornais diocesanos e pelas associações católicas das famílias austríacas.