Finalmente disponível no volume editado pelo PCF que divulga os frutos produzidos pela conferência extraordinária internacional em setembro passado, "A Família: um recurso para superar a crise"
Um livro que quer fazer o ponto da situação sobre a pobreza que apodera as famílias do mundo inteiro, nascido do seminário internacional "A Família: um recurso para superar a crise", organizado18 setembro de 2014, pelo Pontifício Conselho para a Família e da Caritas Internationalis. E essencialmente este "Família e a pobreza", 666 páginas repletas de informações, análises e testemunhos, editado e publicado pelo PCF e publicado pela Livraria Editora Vaticana (35 euros).
O livro, lançado em livrarias nestes dias, é principalmente marcado por uma série de relatórios preparados por especialistas de todo o mundo, principalmente as do presidente da Caritas Internationalis, Cardeal Oscar Rodriguez Maradiaga, ("O impacto da crise financeira, econômica e social sobre as famílias: uma perspectiva mundial") e do presidente do PCF, Dom Vincenzo Paglia (" famílias e pobreza: um desafio pastoral").
No interior está também uma parte substancial que olha para o próximo Sínodo e que quer contribuir para a reflexão dos pais chamados para animá-lo: se inicia portanto com uma mensagem conjunta dos dois presidentes ("Nos preocupamos! A proposta pastoral para os Padres Sinodais!") depois passar para as relações na família, sempre muito preciso, pela Caritas nos cinco continentes. Seguida imediatamente pelos testemunhos de alguns institutos seculares e congregações religiosas de diversos movimentos e associações, e de vários professores universitários.
"O" poder "dos pobres – recorda nas páginas do livro Dom Paglia - ou seja, quem não faz do ganho e do consumo a sua idolatria, mas acredita no amor, é incrível. É demonstrado por muitas famílias que procuram experimentar o amor como uma força que muda o coração e torna a vida mais humana do que aqueles que são mais fracos. Nas palavras e ações de muitas famílias se tornam testemunhas se manifesta a força de mudança até mesmo a própria sociedade".