Os bispos dos dois continentes se encontrarão de 28 a 31 de maio em Moçambique, a fim de discutir os pontos fortes e críticos do núcleo doméstico
O Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE) e o Simpósio das Conferências Episcopais da África e Madagascar (SECAM) unidos em nome da família. Será realizado de 28 a 31 de maio, em Maputo, Moçambique, num seminário organizado pelas duas instâncias, intitulado "A alegria da família."
Em vista do próximo Sínodo, não é novidade promover em conjunto reuniões deste tipo para reforçar a colaboração na reflexão sobre os grandes desafios da Igreja, os bispos da CCEE e SECAM discutirão questões familiares nos dois continentes. Particularmente na célula base da sociedade no duplo papel de ambos os agentes evangelizadores dessa comunidade com necessidade de evangelização. Os temas mais importantes sobre o intervalo da tabela de desafios antropológicos, sociais e eclesiais para familiares na missão do Bispo na proclamação do Evangelho da família, através dos desafios pastorais relativas as alegrias e os sofrimentos da família e para a definição do papel da Igreja e do bispo no diálogo com a sociedade e os Estados em matéria de família. Após o seminário é então esperado dos bispos a adoção de uma mensagem final com todas as suas deliberações. O seminário, organizado pelo o bispo Lucio Muandula, Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique, será presidida por Dom Gabriel Mbilingi, Presidente do SECAM e um representante do cardeal Peter Ërdo, presidente da CCEE.