Se inspiram no tema do Encontro Mundial das Famílias, "O amor é a nossa missão: a família plenamente viva", a VII Peregrinação Nacional e V Simpósio Nacional da Família, a ser realizada em 30 e 31 de maio, no Santuário de Aparecida (São Paulo). "É hora de colocar-nos aos pés da Virgem Maria e pedir-lhe para continuar a caminhar com as nossas famílias, abrindo-nos o caminho para enfrentar futuros desafios", diz o padre Rafael Fornasier, diretor Nacional da Comissão para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Segundo Dom João Carlos Petrini, bispo de Camaçari e presidente da comissão Vida e da Família, a peregrinação e o simpósio visam fortalecer a família, para que possa enfrentar com confiança os desafios e os conflitos da vida cotidiana. Para o bispo é importante não confiar apenas em suas próprias capacidades, mas sobre a luz que é Jesus Cristo, para que "a família seja o lugar do amor e da cooperação."
A peregrinação vai reunir cerca de 150 mil pessoas e o simpósio 5 mil: discutirão os especialistas , bispos, sacerdotes e casais. O programa de mesa redonda abordará os seguintes tópicos: "Anunciar o Evangelho da família", "Curando as feridas da família", "Bem-vindo à vida e nutrir o amor."
Na parte da tarde, o programa contará com depoimentos de casais e entretenimento musical. A procissão da luz vai marcar o final do Simpósio. No dia seguinte, haverá missas presididas pela Comissão Episcopal para a Vida e Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.