Torna in Home Page
 HOME POR » Cultura » Recensões e bibliografia » A família, guardiã de toda criatura    

A família, guardiã de toda criatura   versione testuale
Nas livrarias o último livro publicado pelo PCF focado na defesa e promoção da Criação


"Valorizar a totalidade da criação, a beleza da criação, como nos é dito no livro de Gênesis e nos mostrou como São Francisco de Assis: é ter respeito por todas as criaturas de Deus e para o ambiente em que vivemos ... É uma responsabilidade que diz respeito a todos. Somos administradores dos dons de Deus. "Estas são as palavras do Papa Francisco ecoado 19 de março de 2013 na Praça de São Pedro no dia da Missa para a inauguração do seu pontificado. E, assim, com base em uma exortação semelhante, o Pontifício Conselho para a Família promoveu um ano depois, em 24 de marco de 2014, o dia de estudo "Família, preserva a criação!", Cujas ações saem hoje reunidos no livro editado pelo mesmo nome PCF( colar Vida e Família) e publicado pela Livraria Editora Vaticana.
 
O livro de 122 páginas, à venda nas livrarias por € 11, oferece perspectivas e contribuições do mais alto nível inicializado pela mensagem inicial do presidente do Pontifício Conselho para a Família, Dom Vincenzo Paglia ("Família preserva a criação!") E terminando com o discurso de encerramento do Cardeal Lorenzo Baldisseri, Secretário-Geral do Sínodo dos Bispos. Entre os muitos trabalhos presentes no volume nos lembramos especialmente os de Jeffrey Sachs ( "Ética Econômica. Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano"), Luigino Bruni ("A vulnerabilidade da família diante do consumismo"), Gary Gardner ("A mudança que vem de baixo. A contribuição da família"), Leonardo Becchetti (" Por uma economia responsável à medida do homem ") e Padre Guido Innocenzo Gargano (" sobriedade e renúncia por uma vida mais rica e em harmonia com a criação").
 
"O próprio Criador - recorda Dom Paglia em seu texto – tem nos investido uma grande responsabilidade de ser guardiões atentos e inteligentes. Quando as Sagradas Escrituras dizem que o homem foi criado "à sua imagem e semelhança" significa que o Criador nos chamou para colaborar com esse seu projeto. E é nesta perspetiva que reproduz as responsabilidades que os homens têm em defesa da criação... Hoje, infelizmente, temos de constatar que o homem moderno tenha traído sua missão que nos foi confiada por Deus."
 
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia