Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Das Igrejas locais » Dificuldades familiares e esperança    

Dificuldades familiares e esperança   versione testuale
Bispos de Moçambique em visita ad limina, em 8 de maio de 2015. Nota ex leitura dos documentos enviados pelos bispos


1) Os bispos enfatizam que os matrimônios católicos que se celebram são poucos. O maior problema na pastoral familiar é a diferença entre aqueles que frequentam a missa de domingo e aqueles que, muito menos, nos comunicamos por motivos ligados com a falta de celebração do Matrimônio, enquanto eles já estão ligados por relação marital com filhos. As causas seriam identificadas
 
 a) a) na poligamia, não aceita pelo Direito Civil, mas prevista e reconhecida pela Direito Tradicional. A poligamia muitas vezes impede o acesso ao Batismo e depois o casamento.
 b) (Diocese de BEIRA: Associação Movimento Jovens Casais, que promove uma preparação para apoiar o casamento e os compromissos resultantes e tem alguns casais de noivos que ainda não vivem juntos, ao invés de serem regra a coabitação pré-marital)
 c) Falta de recursos financeiros
 d) O fato de ter começado a viver juntos afasta as pessoas da prática da Missa e da Sagrada Comunhão e, como consequência, pela abordagem ao Curso matrimonial, em seguida, ao Sacramento. (Pode-se citar a experiência de alguns sacerdotes que, para lidar com esse problema, ele convocou todos os parceiros para uma reunião extraordinária para descobrir, caso a caso, o que seria mantê-los longe do casamento e muitos casais se sentirem aceitos, eles começaram o curso. Muitos casais têm confessado se sentindo agora definitivamente fora e não dignos de acesso à Eucaristia, outros queixaram-se sobre os possíveis custos altos da celebração. Ele conseguiu encontrar soluções práticas para a maioria dos casais). Os bispos observam a frequência de mais pessoas em grupos sincréticos ou seitas protestantes)
 e) O traje é cada vez mais generalizado e a coabitação sem casamento canônico
 
2) Problema da formação dos operadores/ pregadores da Liturgia da Palavra dominical nas capelas, que vão a muitas pessoas nas aldeias
3) Catequistas só os homens: problema. A liderança daqueles que são os colaboradores de párocos são todos do sexo masculino? O papel das mulheres na catequese?
4) Todos os bispos relataram a crescente adesão de muitos católicos a seitas recentemente fundadas que prometem a ilusão de milagres fáceis, prosperidade econômica e sucesso na vida.
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia