Tudo começou em 4 de junho e terminará no domingo 7, a reunião anual da hierarquia católica oriental da Europa, que este ano tem lugar em Praha-Břevnov, República Checa, na arquiabadia beneditina dos Santos Adalberto e Margaret. Os bispos que representam 14 Igrejas orientais católicas na Europa estão discutindo a realidade da família na Europa e sobre o papel e a missão das Igrejas Orientais Católicas, em antecipação de futuras discussões no próximo Sínodo Ordinário dos Bispos sobre a família, que terá lugar em Outubro .
O trabalho, do qual participa, entre outros, Dom Cyril Vasil, Arcebispo Secretário da Congregação para as Igrejas Orientais, e Dom Duarte da Cunha, secretário-geral do Conselho das Conferências Episcopais da Europa, são inspirados por duas relações básicas: "A família contemporânea na Europa" do diácono Max Jaroslav Kašparů, e "O potencial sacramental da família" do padre Volodymyr Los, um sacerdote da diocese de Buchach da Igreja greco-católica da Ucrânia.
Os participantes irão conhecer o arcebispo de Praga, o cardeal Dominik Duka, e a reunião terminará com uma missa no domingo na catedral greco-católica de São Clemente.