Lurdes; Educação Sexual; Internet; Handicap; Bioética; Papa No México; Canadá; Quaresma; França/Ensinamentos da Igreja; França/Barriga de Aluguel; Europa/Bioética; Bélgica/Pobreza; Canadá/Eutanásia; Indonésia/Lgbt ; África/Mulheres; Irac;
• LURDES :
Por ocasião da festa de São Valentim, o Santuário convidou os casais a virem de toda a França (também da Espanha), dias 13 e 14 de Fevereiro, para um fim de semana de oração, conferências, para venerar as relíquias do casal Martin, passar pela porta Santa... o convite foi dirigido a todos, casais, solteiros, divorciados, etc., embora não tivesse sido oficialmente inscrito.
Impressas (entre muitas):
Sites institucionais:
• EDUCAÇÃO SEXUAL:
Nota-se ainda o sucesso do livro publicado recentemente por Thérèse Hargot, católica belga, especializada em educação emocional e sexual dos jovens, "Une jeunesse sexuellement libérée (ou presque)". Foi muito falado nos meios de comunicação, mesmo os não-católicos. Ela tornou-se bastante popular, tem um discurso sobre questões sexuais não é a "main stream", por exemplo, defende a regulação natural de nascimentos.
Aqui está o link para o seu site:
E uma breve apresentação na imprensa
• INTERNET :
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos Demográficos (na França), os 14% dos 26-65 anos já se registraram em um site de encontro na Internet
• HANDICAP :
Na França, o Conselho Nacional de Avaliação do sistema educativo (Cnesco) emitiu uma série de recomendações para uma educação mais inclusiva para crianças deficientes.
• BIOÉTICA :
Um artigo (entre outros) de um novo livro escrito pelo presidente da Fundação Jérôme Lejeune, em defesa das pessoas com síndrome de Down. Jean-Marie Le Méné fala primeiramente do trans humanismo e de suas consequências que pode sofrer estas pessoas
• PAPA NO MÉXICO:
Aqui está um artigo (entre muitos) sobre a missa celebrada pelo Santo Padre em Chiapas, com a sua homilia em defesa da família
• CANADÁ:
Em em 3 de fevereiro, o Cardeal Thomas Collins, arcebispo de Toronto, falou perante a Comissão Mista Especial de ajuda para morrer, enquanto representante da Coalition for Healthcare and Conscience
• QUARESMA
De nota, a teóloga francesa Anne-Marie Pelletier, Prêmio Ratzinger de 2014, que ensina na Faculdade de Bernardins, em Paris, participará nas Conferências Quaresmais em Normandia, sobre o tema
Quem é Anne-Marie Pelletier?
• FRANÇA/ENSINAMENTOS DA IGREJA:
"Casal, sexualidade, família, o que realmente diz a Igreja" no semanário católico "Famille chrétienne", uma entrevista com o responsável das Associations familiales catholiques da diocese de Angers (área muito católica na França). Se fala sobre a diferença entre o que os cristãos vivem na família e que eles sabem do ensinamento da Igreja
• FRANÇA/BARRIGA DE ALUGUEL:
A Conferência Episcopal francesa anunciou uma reunião marcada para 01 de março, no Centro Sèvres (Paris) dos jesuítas, em colaboração com a revista jesuíta "Etudes". Com a participação do Pe. Patrick Verspieren, do Departamento de Ética Biomédica do Centro Sèvres. Em julho de 2015, o Supremo Tribunal autorizou as entradas nos registos de crianças nascidas no exterior por uma mãe de aluguel.
• EUROPA/BIOÉTICA:
Embora a Comissão europeia esteja trabalhando numa estrutura municipal sobre cuidados paliativos, a COMECE, através do seu grupo de trabalho sobre a ética na pesquisa e a medicina, publicou um aviso, já disponível em francês e Inglês.
• BÉLGICA/POBREZA:
Os 30% das crianças na Bélgica francófona vivem abaixo da linha de pobreza, de acordo com uma pesquisa relançada pela imprensa belga, no qual a Bélgica está entre os países com a pobreza infantil mais elevada na Europa.
• CANADÁ/EUTANÁSIA:
Um interessante resumo das várias declarações dos bispos do Canadá sobre a eutanásia (legalizada há um ano), publicado em seu site.
Em particular, a luta contra a eutanásia está no centro da mensagem quaresmal do Presidente da Conferência Episcopal do Canadá, Dom Douglas Crosby.
• INDONÉSIA/LGBT :
Em 18 de fevereiro, em uma declaração conjunta, os vários representantes religiosos da Indonésia, incluindo a Conferência dos Bispos, foram contra qualquer tipo de incentivo e de lobby para legitimar a cultura LGBT no país. Eles querem evitar um desenvolvimento e uma legalização de tais práticas.
• ÁFRICA/MULHERES:
Um artigo no Huffington Post observa que a África pode agora reduzir gradualmente as disparidades entre homens e mulheres no mundo do trabalho e na sociedade. O artigo apresenta os progressos realizados em vários países, com formas e razões diferentes. No entanto, embora as mulheres são mais capazes de ganhar uma posição, ainda há grandes obstáculos a superar.
• IRAC:
Uma bela história. Graças a ajuda da associação francesa "Fraternité en Irak", uma família católica iraquiana puderam abrir uma padaria em Zakho, no norte do país, tendo também meninos de outras aldeias. Preparando bons "pizzas iraquianas" para os refugiados.
• IRAC (2):
Na periferia de Damasco, está prevista a construção de três novas igrejas maronitas para 2016, com o objetivo de responder às necessidades das famílias que se estão lutando para se deslocarem para a capital iraquiana para frequentarem a única igreja maronita do centro.