Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Sínodo sobre a Familia » Fruto da colegialidade    

Fruto da colegialidade   versione testuale
Apresentada e votada, número por número, a Relatio Synodi. Um documento onde inclusive é o consenso, em alguns casos menos, em outro maior, para se destacar


Foi publicado sábado, 18 de outubro a Relatio Synodi da III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos intitulada “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização.” Cada edição do documento foi votado por 183 padres sinodais presentes na XV Congregação Geral de sábado e em três casos, a maioria qualificada de dois terços não tinha sido atingido.
 
É em números específicos 52 (comunhão para divorciados e recasados), 53 (conceito de comunhão espiritual) e 55 (pessoas homossexuais). "No entanto, - destacou o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi – a própria natureza do Relatio Synodi deve ser inclusiva e, portanto, pode-se falar de um consenso sobre estes números: Na verdade, graças a toda a votação ocorrida, nós temos uma dimensão do consenso, é claro; uma dimensão – continuou o padre Lombardi – que pode ser vastíssima, ou uma dimensão que pode ser mais limitada mas ainda está lá, indicando a existência de um assunto que está mais amadurecido ou aprofundado porque, obviamente, o consentimento da Assembleia não foi suficientemente maduro para a formulação com que foi apresentado. "

Relatio Synodi (ITA)
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia