Há dois livros sobre a família e a vida recentemente cuidados pelo Pontifício Conselho para a Família e publicado pela Livraria Editora Vaticana. O primeiro, “Os ensinamentos de Jorge Mario Bergóglio, Papa Francisco sobre a família e a vida”, apresenta em ordem cronológica tudo escrito ou dito pelo Santo Padre estes dois temas no período de tempo entre 1999 – quando ainda era arcebispo Buenos Aires – e junho de 2014. o segundo volume, no entanto, o '' Enchiridion da família e da vida ", é uma coletânea monumental a partir dos últimos cinco séculos de magistério sobre a célula fundamental da sociedade.
este último trabalho, em particular, vai atualizar e ampliar consideravelmente a edição anterior de 2012. No novo volume, de fato, vamos nos concentrar exclusivamente no Magistério conciliar (pelo Conselho de Florença de 1439 até o presente) e petrino (de Pio VI até Francisco), enquanto que a de dois anos atrás, propôs ao leitor um período muito limitado de tempo (2004-2011) centra-se em um dos lados de documentos papais e ensinamentos de João Paulo II e Bento XVI, e o outro sobre os documentos pontifícios e ensinamentos da Cúria Romana.
As duas iniciativas editoriais que estamos apresentando hoje são sobretudo o fruto do trabalho do Chefe de Escritório dicastério, o padre Gianfranco Grieco, que com grande paixão, nos últimos meses, tem-se dedicado à tarefa de avaliar e escolher centenas de textos para realçar a veia profunda que por séculos alimenta a particular abordagem da Igreja às questões da família e da vida.
“Os ensinamentos de Jorge Mario Bergóglio, Papa Francisco sobre a família e a vida” (25 €) é composto de 558 páginas e, em especial, queria ser uma resposta ao esgotamento excepcional, no espaço de um ano, de 200 mil exemplares da edição especial de Família e Vida dedicada ao Santo Padre. O “Enchiridion da família e da vida” (69 €) em vez, apesar de suas 3.543 páginas, é um projeto destinado a todos, não só aos estudiosos, nascido pelo desejo de aumentar a consciência da relação que se desenvolveu na Igreja moderna com a família para os participantes dos dois Sínodos, o extraordinário, que acaba de terminar e o ordinário, previsto para o próximo ano.