Foi realizada sexta - feira 28 de novembro o segundo seminário de aprofundamento dos resultados do Sínodo Extraordinário sobre a família, organizado pelo Pontifício Conselho em preparação a grande conferência das associações e dos movimentos de Janeiro próximo.
Protagonistas desta sessão (a primeira foi realizada no início de novembro com representação internacional de associação internacional) eram doze delegados de realidade e associações dedicadas ao apoio e promoção da vida humana, de diferentes partes do mundo.
Um ponto de vista particular, portanto, uma oportunidade para voltar a ler o debate sobre a questão da família a partir da força geradora que tal experiência humana protege e realiza.
O encontro foi aberto com a introdução do Presidente, Dom Vincenzo Paglia, que chamou os trabalhos e as etapas do longo caminho sinodal. Em particular, o Arcebispo colocou seu foco no desafio que o caminho sinodal oferece às igrejas locais e, especialmente, para as famílias. Um desafio que o dicastério quer assumir promovendo e solicitando, neste ano, um debate mais possível divulgado e aprofundado, sobre os temas que marcaram de forma mais acentuada o Sínodo, e mesmo aqueles que não foram tratados ou divulgado na mídia, mas onde há uma necessidade urgente de uma discussão séria e reflexão.
Subsequentemente a senhora Joan Clemens, auditora do Sínodo e do representante do WOOMB, ofereceu seu testemunho e falou de sua experiência no Sínodo. Em seu discurso Sra. Clemens enfatizou o risco, vividos também durante o trabalho do Sínodo, de alongar muito sobre uma análise de uma situação crítica da família no mundo, sem dar, talvez, o destaque devido seja ao testemunho oferecido por muitas "famílias maravilhosas" que vivem cada dia o seu amor fiel e fecundo, seja as possíveis soluções para os muitos problemas que certamente existem e que precisam ser abordados, especialmente com ações educativas eficazes.
O resto do dia foi uma oportunidade para os participantes reagir às reflexões feitas e reconhecer os núcleos e as questões decisivas que serão objeto de estudo aprofundado e debate do Congresso em janeiro próximo.