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Em busca da felicidade   versione testuale
Comentário ao Instrumentum Laboris: Padre Aristide Fumagalli sobre Capítulo IV da Parte I


Padre Aristide Fumagalli, professor de teologia moral na Faculdade Teológica do norte da Itália, oferece-nos algumas reflexões sobre o Capítulo IV da Parte I, intitulado “Família, afetividade e vida”, e de parar de uma maneira particular sobre as questões da afetividade e da procriação, porque entre os muitos desafios que a família enfrenta hoje na sua opinião estes são os que "envolvem mais estruturalmente a família", as duas dimensões que, essencialmente, a definem
 
Reconhece que a ênfase no valor da vida individual, que dá alívio aos desejos e necessidades do indivíduo, é de algum modo um bom resultado da mudança antropologia cultural da era presente, porque dá mais "oportunidade de reconhecer a dignidade de cada pessoa e qualificar as relações interpessoais."
Mas por trás dessa afirmação e valorização do indivíduo, ele disse, podem esconder algum laço, "a tentação do individualismo egoísta" que pode levar a conceber o homem como "uma ilha" separada do resto e fechado no absolutismo de seus desejos e da sua liberdade arbitrária.
A concepção individualista da existência inevitavelmente afeta também as duas dimensões de afetividade e da procriação, de modo que a primeira, afastou-se da relação com o outro, "perde o seu significado interpessoal e implode no ego" escravizando o corpo às reivindicações de 'hedonismo; o segundo, que viveu em chave egoísta, "deixa cair a geração filial da relação sexual entre homem e mulher, despersonalizando o ato gerador e reivindicando o filho como um direito de cada adulto, independentemente da sua identidade e das suas relações sexuais."
Para lidar com este perigoso desvio, o desafio pastoral é mostrar como o matrimônio cristão e a família vivido à luz do Evangelho são na verdade maneiras que atendem e satisfazem a busca da felicidade do homem, tornando-o concretamente visível nos rostos de homens e mulheres que descobriram essa beleza e testemunham a cada dia, indicando que não há realidade conjugal e familiar muito ferida e distante que não possa ser alcançado pelo amor de Cristo.
 
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