Padre Andrea Bozzolo, professor de Teologia Sistemática na Faculdade Teológica do Norte da Itália, em Milão, comenta o Capítulo I da Parte II, intitulado “
Família e pedagogia divina”.
A família, afirma, não pode ser totalmente compreendida em toda a sua riqueza e complexidade se considerada como uma realidade em si mesma e olhada de maneira auto-referencial. O profundo mistério que delimita pode se desdobrar "apenas mantendo nossos olhos fixos em Jesus" e experimentando as ligações no seu interior à luz do mistério de Deus.
"A aliança conjugal entre um homem e uma mulher - diz ele - é uma metáfora viva da aliança entre Deus e seu povo." O Deus bíblico tem o prazer de descrever e contar do ardente amor Ele tem por seu povo por várias vezes apelo a imagem do amor do noivo para sua noiva, e do amor de Cristo pela sua Igreja é a forma suprema do ágape a partir do qual os noivos podem atingir constantemente para se dar um ao outro e formar em plena verdade uma só carne.
Para viver e desfrutar a vocação familiar, portanto, você tem que incorporá-la no mistério trinitário de Deus e lê-lo à luz do seu amor pelo homem.
Pe. Bozzolo conclui suas observações assinalando que "a revelação de Jesus, o espaço dos laços do Pai e do Filho e do Espírito são oferecidos a homens e mulheres como um lugar em que para estabelecer a sua casa, fundada sobre a rocha da Palavra e cimentados pelo poder da graça, de modo a tornar a vida familiar um verdadeiro caminho de santificação ".