O Departamento de " Família, Vida e Juventude" do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), promoveu na cidade de Bogotá, de 13 a 17 de julho de 2015, a primeira reunião latino-americana de agentes pastorais para o apoio e acompanhamento após o aborto .
De 13 a 17 de julho de 2015, o Departamento de "Família, Vida e Juventude" do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), reuniu-se em Bogotá o primeiro encontro latino-americano de agentes pastorais de apoio após o aborto. A reunião teve a participação de 65 agentes de quase todos os países da América Latina e do Caribe, alguns eram secretários executivos das Comissões Episcopais para a pastoral familiar das respectivas nações e outros eram responsáveis por associações civis que se especializam na assistência pastoral pós aborto e que estavam em seu Vº Encontro Pan-americano.
O encontro foi destinado a reforçar o intercâmbio de experiências entre as diferentes equipes envolvidas no apoio às pessoas após um aborto, especialmente os da Pastoral familiar e da Vida de todos os países da América Latina, bem como proporcionar e fortalecer os conteúdos que permitem um serviço, à luz da fé, como um caminho de recuperação para aqueles que sofrem a profunda dor que deixa o aborto.
Durante o encontro também foi discutido questões como as consequências do aborto e do impacto que provoca na família, com as introspecções e orientações sobre estas questões para a pastoral familiar e o serviço à vida na América Latina.
O padre Jose Guillermo Gutierrez, diretor do nosso Pontifício Conselho, participou da reunião e realizou a palestra inaugural: "O acompanhamento pastoral pós-aborto, como parte do vigésimo aniversário da Evangelium vitae”.