Torna in Home Page
 HOME POR » Igreja » Das Igrejas locais » Família e paz    

Família e paz   versione testuale
Da Assembleia Plenária dos bispos da AMECEA, um apelo a “respeitar, promover e proteger” a família “a todo custo”.


Defesa da família fundamentada entre o matrimônio de um homem e uma mulher, e invocação pela paz em cada parte do mundo: são os fulcros da mensagem final da plenária da AMECEA, a Associação da Conferencia episcopal da África Oriental que reúnem os bispos de Eritreia, Etiópia, Quênia, Malawi, Sudão, Tanzânia, Uganda, e Zâmbia. Aos trabalhadores que foram presos em 26 de julho em Lilongwe, no Malawi, participou também Dom Paglia, junto a outros 150 prelados delegados na reflexão sobre o tema “A nova evangelização através de uma verdadeira conversão e o testemunho da fé cristã”.
  
Na mensagem conclusiva os bispos focaram sobre “família como núcleo da vida” apontando o dedo contra “as ameaças” que sofre hoje, devido “a crise do casamento, o enfraquecimento da moralidade, os ataques a unidade familiar, a pobreza, a desocupação”. Neste contexto, a Igreja se empenha “em proteger a família-Igreja doméstica”, oferecendo “os cuidados pastorais a todos os núcleos familiares em dificuldade” e “condenando toda forma de violência doméstica”. Daqui, o apelo, afim de que a família seja “respeitada, promovida e protegida” “a todo custo”, enquanto “princípio e pilar da vida e da sociedade humana”, acompanhado de a "forte condenação das uniões homossexuais e outras tendências que vão contra a natureza humana e a lei natural."
 
O olhar dos prelados foi, portanto, expandido para as novas tecnologias e os jovens: Quanto ao primeiro, a AMECEA recorda a importância da vida da Igreja, como método moderno de anuncio do Evangelho”, ainda que – ao mesmo tempo – sugere um "uso responsável". Para as crianças e jovens, os bispos africanos exortam os pais e educadores "para ensinar-lhes os caminhos de Deus" e protegê-los "contra os abusos." O último ponto apresentado pelos bispos africanos, diz respeito as instituições educativas católicas: através dessas, reitera a AMECEA, "a Igreja é capaz de evangelizar e participar no desenvolvimento responsáveis dos membros da sociedade", prometendo "dar orientação moral e espiritual aos alunos e professores. "
 
Leia a mensagem conclusiva:
 
print
Copyrights 2012. All rights reserved Pontificium Consilium pro Familia